Eduardo Pereira

Professor de Tuba

Eduardo Filipe Gonçalves Pereira nasce a 9 de fevereiro de 1998 em Chaves.
Inicia os seus estudos musicais aos 10 anos em trompa na Banda Musical de Loivos, onde mais tarde troca de instrumento para Tuba.
Aos 14 anos ingressa na Academia de Artes de Chaves na classe do Professor Mauro Simões, tendo posteriormente frequentado a primeira turma do Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão da Academia de Artes de Chaves. Em 2017 ingressa na Universidade do Minho em Licenciatura em Música na classe do Professor Romeu Silva.
Ao longo da sua formação artística, participou em vários masterclasses e festivais de renome, onde teve o prazer de trabalhar com músicos internacionalmente conhecidos, tais como, Mike Forbes, Gene Pokorny, Shimpei Tsuguita, Ricardo Carvalhoso, Anne Jelle Visser, François Thuillier, Henrique Costa, Floyd O. Cooley, Anthony Caillet, Demondrae Thurman, José Martinez, entre outros.
Desde 2017, tem vindo a colaborar com várias orquestras a nível nacional entre elas: Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica de Braga, Orquestra do Norte, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica Transmontana e Orquestra Costa Atlântica, Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, Sinfonietta de Ponta Delgada e Lisbon Film Orchestra. Foi dirigido por vários maestros de renome no panorama musical, entre eles: Paulo Martins, Diogo Costa, José Eduardo Gomes, Pedro Neves, Fernando Marinho, Luciano Pereira, José Rafael Pascual Vilaplana, Osvaldo Ferreira, Jean-Sébastien Béreau, Cesário Costa, entre outros.
Atualmente frequenta Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa com o Professor Adélio Carneiro e pertence desde Abril de 2022 ao quadro permanente da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Leciona no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde e no projeto Orquestra Escolar de Sintra.