Professora de Piano

Gláucia Silveira de nacionalidade brasileira, reside em Portugal desde 1986. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Universidade Santa Cecília de Santos, concluiu o curso complementar de Piano no Conservatório Lavignac e aperfeiçoou seus estudos de piano com Isolda Bassi Bruch em São Paulo.

Realizou concertos a solo e música de câmara merecendo atenção do compositor e crítico Gilberto Mendes. Em Portugal teve aulas com Olga Prats, Alain Jacquon , Tania Achot e Wladimir Viardo.

Licenciou-se em Piano pela ESML com Jorge Moyano e Pós-Graduação em Música de Câmara com Stephen Tran Ngoc. Em 2011 concluiu a profissionalização pela Universidade Aberta de Lisboa.

Como pianista, ilustrou o Seminário de Música Contemporânea de Constança Capdeville, realizado em 1987 na Sociedade Portuguesa de Autores com obra de Marlos Nobre. Atuou em concerto oferecido à Embaixada Brasileira em homenagem ao Centenário de Nascimento de Heitor Villa Lobos e apresentou-se nos concertos à hora do almoço na Fundação Gulbenkian. Fez parte do Septeto de Stravinsky na Gala do 3º Congresso do Ensino Superior Politécnico de Oeiras em 1998. Em duo com a flautista Sílvia Sobral, atuou em concertos destacando-se:\”Meu Caro Lopes-Graça…\”,“Música Latino Americana “ e \”Origens- Das Modinhas Imperiais ao Século XX\”, comemoração dos 200 anos da chegada de D.João VI com a Corte Portuguesa ao Brasil. Foi membro do Júri do Concurso Lopes-Graça – Disciplina de Piano na cidade de Tomar.

Em 2006 gravou o CD “Canções e Rondas infantis” de F. Lopes-Graça para coro infantil e piano, adaptadas do Cancioneiro Popular Português, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Tomar.

Participou em várias edições do “Musíada” , projeto do Conservatório Choral Phydellius, tendo como tema a música erudita portuguesa , no Teatro Virgínia de Torres Novas . Em 2015 apresentou “Piano com saudades dentro”, recital dedicado ao repertório português e brasileiro em Santos, Brasil. Enquanto docente, apresentou projetos artístico –pedagógicos como : “Encontros com a música portuguesa” a cargo de Olga Prats em Tomar, na Escola de Música Canto Firme durante; apresentação integral do “Álbum do jovem pianista” de F. Lopes-Graça realizada na Academia dos Amadores de Música de Lisboa e “Bicharada” op.26 de Sérgio Azevedo, em Tomar e Torres Novas. Dedica-se ao ensino nos Conservatórios Jaime Chavinha em Minde e na Academia de Música de Almada. Foi convidada a fazer parte do júri de piano do Concurso Internacional Cidade de Almada nas duas últimas edições.

Scroll to Top