
Professora de Formação Musical
Joana Ribeiro nasceu em 1990 em Vila do Conde. Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade. Ingressou na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde, no ano de 2000, aos 10 anos de idade, onde estudou com os professores Marco Oliveira e Teresa Bento, terminando o curso básico de piano.
Entre 2003 e 2005 desempenhou a personagem “Menino” na ópera “O que diz sim” do compositor Kurt Weill/Bertold Brecht, a personagem “imediato” na ópera “The Golden Vanity” do compositor Benjamin Britten, participou como membro do coro na ópera “As Quatro Portas do Céu”, do compositor Eduardo Luís Patriarca e foi solista na estreia parcial desta mesma ópera em Gondomar.
Terminou em 2008 o Curso Complementar de Formação Musical.
Em 2011 concluiu o Curso Superior de Música, Área Vocacional: Teoria, Direção e Formação Musical, na Universidade de Aveiro, ingressando nesse mesmo ano no Mestrado em Ensino de Música. Participou em 2012 no curso “Intensive Project of Music Education” em Leipzig.
Concluiu em 2016 o Mestrado em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro.
Leciona desde 2011 a disciplina de Formação Musical no Conservatório de Música Jaime Chavinha. Lecionou entre 2012 e 2017 a disciplina de Classe de Conjunto Vocal.
Participou em 2019 na Formação Músicos de Fraldas – Nível I, sob orientação do Professor Paulo Lameiro na Escola de Artes SAMP. Em 2019 iniciou, no Jardim de Infância de Alcanena, as aulas para bebés.