Professor de Contrabaixo

João Vitor Monteiro Alves, nasce a 24 de Abril de 1989 em Mirandela.
Inicia os seus estudos musicais aos 10 anos em piano, tendo aulas particulares.

Aos 12 anos ingressa na Escola Profissional de Artes de Mirandela (ESPROARTE), na classe de oboé com a professora Sandra Monteiro. Insatisfeito, troca de instrumento para contrabaixo na classe do professor Alexandre Storojouk onde termina o 8º grau. Durante o seu percurso escolar na Escola Profissional, participou em 4 estágios APROARTE dirigido pelo maestro Ernst Schelle e acompanhou os solistas Soyoung Yoon, Boris Belkin, Kyoko Yonemoto, Alexandre da Costa e Romain Garioud. Foi finalista com a Camerata de cordas da ESPROARTE no concurso “Eixo Atlântico” em Espanha ficando em 2.º lugar.

Enquanto estudante realizou masterclasses com os professores Yuri Akseonov, Vladimir Kouznetsov, Artur Slavomir Marzec e Manuel Rêgo.
Em 2009 ingressa na Escola Superior de Música De Lisboa (ESML) na classe do professor Manuel Rêgo, termina os seus estudos em 2012 com nota final de instrumento de 19 valores.

Desde 2009 é convidado a fazer reforço em diferentes orquestras, entre elas:

Orquestra Gulbenkian sendo dirigido pelos maestros Pietari Inkinen, Simone Young, Thomas Adès, Lawrence Foster, Paul McCreesh, Pedro Carneiro, Hannu Lintu e Frédéric Chaslin, e acompanhou os solistas Dmitri Makhtin, Birgit Kolar, Jean-Efflam Bavouzet, David Lefèvre, Patricia Petibon e Rudolf Buchbinder;

Orquestra da Metropolitana onde foi dirigido pelos maestros Cesário Costa, Jean-Marc Burfin e Michael Zilm;

Orquestra Sinfonietta dirigido pelo maestro Vasco Azevedo e acompanhou vários solistas, entre eles, o Andrea Bocelli;

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) onde é dirigido pelo maestro Nikolay Lalov;

Orquestra Sintra Estúdio de Ópera de Sintra onde foi dirigido pelos maestros Jean-Sébastien Béreau, Carlos Silva e Cesário Costa.

Participou em masterclasses com os professores Yuri Akseonov, Adriano Aguiar, Christopher Bereau, Catalin Rotaru, entre outros.
Ingressou a Banda Sinfónica do Exército entre os anos de 2013 a 2016.
Termina o mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa em Dezembro de 2017.

Pertence ao quadro permanente da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana como músico contrabaixista desde Dezembro de 2017. É chefe de naipe de contrabaixos da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II. Leciona nas escolas Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG) em Minde, no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas e no projeto Orquestra Geração de Lisboa.

Scroll to Top