Mário Tavares

Professor de Iniciação Musical e Formação Musical

Mário Tavares iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, aos 10 anos, ingressando na classe de violino da professora Shelley Ross. Neste conservatório, integrou a orquestra de cordas e o ensemble de flautas de bisel. Mais tarde, estudou também piano com a professora Natalia Silva, tendo concluído o 6º grau. Em 2014, concluiu o Curso Complementar de Formação Musical, na classe da professora Mariana Leite. No mesmo ano é admitido na licenciatura em Música, ramo de Direcção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa. Teve como professores Francisco Cardoso, Cristina Brito da Cruz, Carlos Garcia, Sandra Barroso, Helena Almeida e Silva (Formação Musical, Práticas de Iniciação Musical, Técnicas de Formação Musical), Paulo Lourenço, Vasco Azevedo, Clara Coelho (Direcção Coral, Técnicas de Direcção Coral). Durante a licenciatura, integrou os coros Geral e de Repertório – coro que também dirigiu – e participou como intérprete no projecto Peças Frescas. Nas unidades curriculares de Técnicas de Formação Musical e Práticas de Iniciação Musical realizou práticas de aula supervisionadas na Escola Superior de Música de Lisboa, Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-velha), Conservatório Nacional, Escola Profissional Metropolitana e no JI nº1 de Benfica. Actualmente frequenta o 2º ano do Mestrado em Ensino da Música – área de Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do prof. Dr. Francisco Cardoso. Desde 2017 lecciona as disciplinas de Iniciação Musical, Expressão Musical, Formação Musical e Coro, tendo integrado o corpo docente do Conservatório de Música de Cascais, Academia de Música de Telheiras, Nova Academia Lisboa e Conservatório de Música de Ourém e Fátima. Foi também professor e pianista acompanhador do Coro Juvenil da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, projecto piloto criado em 4 valências de ATL do concelho da Amadora, enquadrando alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.