Sandra Antunes

Professora de Formação Musical

Sandra Antunes, professora de Formação Musical no Conservatório de Música Jaime Chavinha, iniciou os seus estudos musicais em Tomar, em 1985, no Conservatório Regional de Tomar.

É licenciada e profissionalizada pela Escola Superior de Música de Lisboa (2000) e pela Universidade Aberta (2010), tendo iniciado a sua experiência profissional em 1993 em Conservatórios de Música Portugueses, tais como:

Centro de Formação Artística Sociedade Filarmónica Gualdim Pais 1993 a 2009

Escola de Música Canto Firme 1993 a 1996

Orquestra Metropolitana de Lisboa de 1998 a 2006

Escola de Música do Orfeão de Leiria 2001 a 2002

Escola de Artes – Sociedade Artística Musical dos Pousos 2006 a 2011

Conservatório de Música Choral Phydellius 2008 a 2013

Conservatório de Música Jaime Chavinha 2011 até agora

Empreendedora, flexível, organizada e habituada a trabalhar em equipa, desenvolve trabalho em funções de coordenação pedagógica, sendo membro do Conselho Pedagógico do Conservatório.

Apresenta larga experiência na lecionação de diferentes níveis de ensino deste a primeira infância ao nível secundário.

Dinamiza no âmbito da sua especialização, aulas abertas para pais a fim de envolver as famílias no processo ensino-aprendizagem.

Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua, desenvolve formação na área do ensino da música para professores que lecionam a primeira infância e 1º ciclo.

É mentora do projeto Mimarte que dinamizou sessões musicais para crianças entre 2008 e 2017.

Nas suas aulas de Formação Musical o seu trabalho incide, essencialmente, em torno da exploração de:

– movimento (exploração de movimentos corporais com diferentes métricas musicais, utilizando motivos rítmicos com e sem acompanhamento de piano e/ou apoio audio explorando diferentes géneros musicais; aprendizagem de danças tradicionais).
– Voz/canto (exploração do aparelho vocal com exercícios de aquecimento; aprendizagem de repertório musical).
– Leitura e escrita musical (exploração do processo de aprendizagem da leitura/escrita musical a partir da partitura; aprendizagem do código e da teoria musical).