Professora de Formação Musical
Sandra Antunes, professora de Formação Musical no Conservatório de Música Jaime Chavinha, iniciou os seus estudos musicais em Tomar, em 1985, no Conservatório Regional de Tomar.
É licenciada e profissionalizada pela Escola Superior de Música de Lisboa (2000) e pela Universidade Aberta (2010), tendo iniciado a sua experiência profissional em 1993 em Conservatórios de Música Portugueses, tais como:
Centro de Formação Artística Sociedade Filarmónica Gualdim Pais 1993 a 2009
Escola de Música Canto Firme 1993 a 1996
Orquestra Metropolitana de Lisboa de 1998 a 2006
Escola de Música do Orfeão de Leiria 2001 a 2002
Escola de Artes – Sociedade Artística Musical dos Pousos 2006 a 2011
Conservatório de Música Choral Phydellius 2008 a 2013
Conservatório de Música Jaime Chavinha 2011 até agora
Empreendedora, flexível, organizada e habituada a trabalhar em equipa, desenvolve trabalho em funções de coordenação pedagógica, sendo membro do Conselho Pedagógico do Conservatório.
Apresenta larga experiência na lecionação de diferentes níveis de ensino deste a primeira infância ao nível secundário.
Dinamiza no âmbito da sua especialização, aulas abertas para pais a fim de envolver as famílias no processo ensino-aprendizagem.
Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua, desenvolve formação na área do ensino da música para professores que lecionam a primeira infância e 1º ciclo.
É mentora do projeto Mimarte que dinamizou sessões musicais para crianças entre 2008 e 2017.
Nas suas aulas de Formação Musical o seu trabalho incide, essencialmente, em torno da exploração de:
– movimento (exploração de movimentos corporais com diferentes métricas musicais, utilizando motivos rítmicos com e sem acompanhamento de piano e/ou apoio audio explorando diferentes géneros musicais; aprendizagem de danças tradicionais).
– Voz/canto (exploração do aparelho vocal com exercícios de aquecimento; aprendizagem de repertório musical).
– Leitura e escrita musical (exploração do processo de aprendizagem da leitura/escrita musical a partir da partitura; aprendizagem do código e da teoria musical).