Fábio Matos iniciou o seu percurso musical na escola da Banda Filarmónica de São Miguel de Souto, aos 10 anos de idade (2000). Em 2001 ingressou no ensino especializado da música, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, onde completou o 4º Grau. Em ambas as anteriores instituições foi acompanhado pelo professor de trombone Daniel Dias. Em 2005, ingressou na escola profissional de Música de Espinho (EPME), onde foi acompanhado pelo professor Alexandre Vilela e Daniel Dias. Concluiu a licenciatura e mestrado em ensino de música na Universidade de Aveiro, na classe de trombone do professor Jarret Buttler.
Durante a sua formação teve a oportunidade de trabalhar com diversas formações, das quais destaco: Banda e Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Bisyoc em Inglaterra, Orquestra da Universidade de Aveiro, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Clássica do Centro, diversas Big Bands e grupos de outros estilos musicais.
Como experiência pedagógica passou por várias instituições de ensino especializado, seja como professor titular ou professor de substituição. Ministrou também MasterClasses de Trombone, como o “II Masterclass de Instrumentos de Aradas”, MasterClass com o quarteto InSlide no Conservatório de Música e Artes do Dão em 2017 e “OzMoz” em 2019, em Mozelos.
Desde 2012 que é professor na Academia de Música de Cantanhede, Conservatório de Música Terras de Santa Maria e Conservatório de Música de Águeda.