Gil Magalhães (n. 1974, Porto) é Doutorado em Musicologia/Performance Musical pela Universidade de Aveiro. Formação anterior inclui a Licenciatura em Música, Ramo Instrumento (Flauta Transversal) pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, bem como formação complementar com Auréle Nicolet, Jorge Caryevschi, Félix Renggli, Sabina Laurain, Olavo Barros e Eduardo Lucena.
Vencedor nas edições de 1988 e 1990 do 1ºPrémio Regional nos concursos da “Juventude Musical Portuguesa”, obteve também o 1º lugar nos concursos para a “Orquestra Sinfónica da Juventude Luso Francesa”, “Orquestra Portuguesa da Juventude”, “Orquestra Sinfónica das Escolas de Música” e “Orquestra Regional do Norte” na qual, de 1993 até 2004 foi flautista efetivo, 1ª Flauta/Solista “A”/Chefe de Naipe de 1998 a 2004. É fundador do “ExpressOriente Duo” com o guitarrista Carlos Lima, projeto com enfoque no reportório contemporâneo. Dedicatário de obras a solo e de música de câmara de compositores como Christopher Bochmann, Ângela Lopes, Rui Dias, Pedro Junqueira Maia, Nuno Peixoto de Pinho, Antero Ávila, Hélder Bettencourt, Jorge de Campos, Hugo Lopes, entre outros, participou de várias estreias absolutas e gravou para a RTP, SIC, Antena 2, integrando ainda a extensa discografia da Orquestra do Norte.
De 1993 a 2004 foi Maestro/Diretor Artístico da Banda de Música de Sabrosa. De 2004 a 2012 foi Maestro/Diretor Artístico da Sociedade Artística – Banda de Música de Vale de Cambra, e desde 2012 a 2020, Maestro/Diretor Artístico da Banda de Música da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.
Desempenhou funções docentes como professor de Flauta Transversal no ISEIT-Mirandela de 2005 a 2007 e no Conservatório da Jobra de 2008 a 2016, entre outras escolas do ensino artístico, tendo realizado numerosas ações de formação, workshops e master classes como professor convidado. É, desde 2008, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Música da Escola de Línguas, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, na especialidade de Flauta Transversal, Técnicas de Interpretação e Música de Câmara, e desde 2021 Professor Auxiliar Convidado na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa. Exerce funções de Professor de Flauta Transversal e Música de Câmara no Conservatório de Guimarães desde 1997.