José Pedro Fangueiro – Acordeão

Foto_José_fangueiro

José Pedro de Sousa Fangueiro, acordeonista natural de Vila do Conde, tem vindo a desenvolver uma carreira musical diversificada, explorando repertório erudito, que vai desde o barroco ao contemporâneo, e trabalhando regularmente em projetos musicais ligados à cultura tradicional portuguesa. Licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), encontra-se atualmente no Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição, onde estuda com o professor Paulo Jorge Ferreira.

Tendo em vista uma formação artística sólida e diversificada participou em vários cursos e Masterclasses com conceituados professores de toda a Europa, tais como, Claudio Jacomucci, Miloš Milivojević, Friedrich Lips, Veli Kujala, Owen Murray, Vincent Lhermet, Bjarke Mogensen, Gorka Hermosa, Viatcheslav Semionov e Franck Angelis.

Como membro do Quartz Quintet, participou em residências artísticas promovidas pela Orquestra Filarmónica Portuguesa (2019) e Orquestra Sem Fronteiras (2020-2021). Com este grupo, incentivou à criação de repertório original português para acordeão e quarteto de cordas, colaborando com jovens compositores portugueses que compuseram e dedicaram obras ao Quartz Quintet. Paralelamente, entre 2020 e 2022, realizou várias residências artísticas como músico solista na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco.

Desde o início da sua carreira, tem-se apresentado a solo e em música de câmara em diversas salas por todo o país, tendo também gravado concertos em direto para a Antena 2. Como músico convidado pela associação FoleFest foi convidado para estrear obras portuguesas para acordeão e gravar peças para o instrumento.

Ao longo dos anos, foi distinguido com vários prémios em prestigiados concursos, tanto a solo como em música de câmara. Destacam-se os prémios obtidos no Concurso FoleFest, no Prémio Jovens Músicos, no Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea e no Concurso Internacional de Acordeão de Alcobaça.

Paralelamente à sua carreira de intérprete, desempenha funções como docente na Academia de Música Fernandes Fão e na Maestro’s Music School, em Vila do Conde. Tem sido também professor convidado em estágios de acordeão, destacando-se a sua participação em eventos como “Os Dias do Acordeão” organizados pelo Conservatório de Música do Porto, e no Estágio de Verão de Mêda, em 2024.

Além da sua atividade como músico e professor, colabora ativamente enquanto ensaiador de grupos académicos como os Gatunos e a Afrodituna, experiências que se têm revelado fundamentais para o seu crescimento artístico. Este trabalho permite-lhe explorar uma grande variedade de instrumentos e vozes, desenvolvendo competências ao nível da composição e da criação de arranjos musicais.

Mais recentemente, integrou a equipa de direção artística e produção da Off Limits Orchestra, projeto sediado em Vila do Conde e que se caracteriza por aliar músicos clássicos e de Jazz, criando sonoridades únicas e reinventando músicas conhecidas pelo público português.

Scroll to Top