Dia 8 de Julho
Formadora responsável: Doutora Filipa Lã
Carga horária: 7h
População Alvo: Professores, Cantores, Coralistas, Maestros, Atores…
Horário: 9h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Enquadramento:
A voz é o instrumento de comunicação oral mais importante, resultado da necessidade do homem se agrupar e comunicar ideias, pensamentos, convicções e emoções. Para todos os profissionais da voz, a voz é também a sua principal ferramenta de trabalho, pelo que a qualidade vocal constitui um atributo fundamental para o seu desempenho profissional. Estima-se que os profissionais da voz constituam cerca de 30% da população ativa. Neste grupo incluem-se professores, os cantores, coralistas, maestros de coro e de orquestra, atores, jornalistas, políticos, padres, rececionistas, vendedores, relações públicas, entre outros para quem alterações na qualidade vocal possam constituir um impedimento à boa execução das suas funções laborais.
Assim sendo, compreende-se a necessidade de aprender sobre o funcionamento da voz em contextos de oralidade e sobre estratégias comportamentais de prevenção para a saúde vocal e a habilitação para o trabalho do Profissional da Voz.
Objetivos
- Conhecer técnicas posturais que afirmem a presença e facultem a imagem de liderança e confiança.
- Aprender diferentes exercícios para a correção postural.
- Aprender os diferentes aspetos que contribuem para uma comunicação oral mais eficiente.
- Desenvolver competências vocais que facilitem a comunicação no trabalho através de exercícios práticos.
- Compreender estratégias preventivas de comportamentos que possam constituir um risco para a saúde vocal e o bom desempenho vocal na comunicação oral.
Biografia - Filipa Lã
FILIPA M.B. LÃ (Ph.D.)
Doutorada em Música (Canto) pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, com Mestrado em
Performance Musical (MMus) também dessa Universidade, Licenciou-se em 199 em Biologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, cidade onde também obteve o Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música. Com mais de 10 anos de experiência em Ensino Superior. Atualmente é professora e investigadora na Faculdade de Educação da UNED no âmbito do Programa de Atração de Talento Investigador da Comunidade de Madrid (Espanha), onde é Diretora do Laboratório de Voz , Música e Linguagem e coordendora do Curso de Especialização em Pedagogia e Tecnologia da Voz e do Canto (40ECTs), curso lecionado em
Português, Espanhol e Inglês. Sua experiência docente inclui disciplinas como Pedagogia Vocal, Didática da Educação Musical, Psicologia da Música e Práticas Musicais Saudáveis, dirigidas para instrumentistas e cantores.
Com também mais de 10 anos de experiencia como investigadora independente, tem sido responsável por projetos de investigação interdisciplinar nas áreas de Ciências Sociais e Artes e Humanidades. Salientam-se temáticas de investigação sobre estudos sobre a voz feminina e educação para a saúde de cantores e professores. O seu trabalho de investigação tem sido reconhecido com publicações em diferentes revistas internacionais de revisão por pares (ex., Journal of Research studies in Music Education, Musicae Scientiae, Journal of Voice, Logopedics Phoniatrics Vocology, Logopedia, Foniatría y Audiología, y Journal of Speech Language and Hearing Research). Premiada nacional e internacionalmente com diferentes prémios, entre os quais se destacam Hamdan International Presenter Award (2020) e Van Lawrence Fellowship (2015), atribuídos pela The Voice Foundation e a National Association of Teachers of Singing Estados Unidos de America.
Durante os últimos anos tem sido convidada a lecionar seminários, aulas inaugurais, workshops e masterclasses por todo mundo, incluindo Alemanha, Argentina, Brasil, Croácia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, México, Portugal, Reino Unido e Suécia.
Como cantora participou em mais de 50 produções artísticas incluindo operas, oratória, recitais de canto e piano e música de câmara realizadas em Austrália, Croácia, Espanha, Portugal e Reino Unido.
Referencia de formadora acreditada:
CCPFC/DC-1547/05 de 06/06/2005