Nascido no dia 7 de Abril de 1993 na cidade de Tomar, Portugal. Começou os seus estudos musicais no ano letivo 2003/2004 na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na classe de Percussão do professor Luiz Ferreira, onde completou o 8º Grau no ano letivo de 2010/2011. Nesse mesmo ano ingressou na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Música (Percussão) na classe do Professor Mário Teixeira. Termina a sua licenciatura no ano de 2014 e começou neste ano a sua carreira enquanto docente no Ensino da Música nas escolas de Música do Conservatório de Música do Choral Phydellius (Torres Novas) e Canto Firme (Tomar).
No ano letivo de 2017/2018 retoma os seus estudos académicos, desta vez na Universidade de Évora no Mestrado em Ensino da Música com o Professor Eduardo Lopes.
Durante o seu percurso profissional já trabalhou com inúmeros nomes importantes no âmbito da Percussão, como Nuno Aroso, Miquel Bernat, Nebojsa Zivkovic, Ji Hye Jung, Nick Wood e também com alguns dos maestros mais conceituados no mundo da música como Jacob De Haan, Alberto Roque, Felix Hauswhirth ou Ferrer Ferran.
Obteve algumas distinções como:
- International Competition, Fermo, Itália – 2ºLugar;
- Prémio Frederico de Freitas, Universidade de Aveiro – 3º
- Lugar; I Concurso Internacional de Marimba,
- Tomar – Menção Honrosa.
Atualmente, Pedro Fonseca é o professor de Percussão no Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas) e Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar), é ainda membro da Orquestra Sinfónica de Thomar, da Fanfarra Drama&Beiço e músico da Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. É ainda frequentemente chamado a colaborar com os mais diversos projetos, sendo de realçar: Grupo de Percussão Simantra, Orquestra Alma Mater, Orquestra Filarmonia das Beiras, entre outros.