Tiago Coimbra – Oboé

Tiago_Coimbra

Tiago Patrocínio Coimbra (n. 1990) é desde 2022 professor de oboé na Escola Superior de Artes Aplicadas (Instituto Politécnico de Castelo Branco/Portugal), oboé solista na Göttinger Symphonie Orchester (Göttingen/Alemanha) e integra também a Orquestra Filarmonia das Beiras (Aveiro/Portugal).

Na temporada 2022/23 apresentará a estreia mundial de «Resilience», Concerto para Oboé e Orquestra, do compositor luxemburguês Félix Turrión Eichler, com a Orquesta Filarmónica de Málaga.

Gravou para a Universal Music Group a recentemente descoberta ‘Sinfonia Concertante’ de WA Mozart para flauta, oboé e orquestra, bem como um CD dedicado a Samuel Bastos (1987-2019) com a obras para oboé de diversos compositores portugueses.

Foi artista em residência no ‘Musinfo Festival Art & Science Days 2021 Saint-Etienne’, onde estreou diversas obras para oboé e eletrónica com recurso ao Sampo.

Foi membro da Gustav Mahler Jugendorchester e colaborou como oboé solista com a NDR Radiophilharmonie Hannover, MDR Sinfonieorchester Leipzig, Staatsoper Hannover, Staatsorchester Braunschweig, Staatsorchester Kassel, Remix Ensemble, Orquestra Metropolitana e Orquestra XXI e integrou ainda a Luzerner Sinfonieorchester, Opernhaus Zürich, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Nacional do Porto.

Tiago Coimbra foi premiado em vários concursos internacionais e apresentou-se a solo com a Basel Kammerorchester, Argovia Philharmonic, Göttinger Symphonie Orchester, Philharmonic of Yakutia e com a Orquestra Filarmonia das Beiras. A música de câmara assume um papel importante na sua carreira, pelo que é membro fundador do Art’Ventus Quintet e trabalha regularmente com o ensemble Camerata Nov’Arte, a harpista Carolina Coimbra, o CODA Quintet, o Trio Fermata e com solistas da GSO.

O gosto pela música contemporânea levou-o a trabalhar com alguns dos mais importantes compositores do seu tempo, como Hans Ulrich Lehmann, Helmut Lachenmann, Heinz Holliger, James MacMillan, Sérgio Azevedo, Luís Carvalho e David Philip Hefti, de quem estreou algumas obras para oboé. Enquanto compositor, as obras de Tiago Coimbra estão disponíveis na AVA Musical Editions.

Concluiu em 2016 com distinção o diploma de solista com Emanuel Abbühl na Hochschule für Musik Basel, após ter terminado em 2013 o mestrado com a classificação máxima na Zürcher Hochschule der Künste, na classe de oboé de Thomas Indermühle. Estudou também com Maurice Bourgue na Academie Musicale de Villecroze e em aulas particulares. É doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. Iniciou os estudos de oboé com Saul Silva e Ana Madalena Silva no Conservatório de Vila Nova de Gaia, cidade de onde é natural.

É dourorado em Música pela Universidade de Aveiro.

Ao longo da sua carreira foi bolseiro das prestigiadas fundações suíças LYRA Stiftung, Fritz-Gerber Stiftung e Bruno-Schuler Stiftung, entre outras.