Vasco Ramalho, natural de Reguengos de Monsaraz é licenciado em Percussão pela Universidade de Évora na classe do prof. Doutor Eduardo Lopes. Enquanto aluno desta instituição foi distinguido com uma bolsa de mérito dois anos consecutivos, prémio atribuído aos melhores alunos de cada curso. Entre 2006 e 2008 efetuou uma Pós-Graduação em marimba solista no Royal Conservatory Antwerpen – Bélgica na classe do professor Ludwig Albert.
Enquanto estudante participou em vários cursos e festivais internacionais dos quais se destacam: Zeltsman Marimba Festival 2003 que decorreu em Aplleton – WI – USA; Ludwig Albert Academy 2006 – Belgica; Keiko Abe Academy 2007 – Bélgica; IPEW 2008 – Croácia. Enquanto profissional orientou inúmeros Masterclass e Workshops em festivais de percussão nacionais e internacionais dos quais se destacam: Festival de música da Universidade de Évora 2013, Tomarimbando 2014, 2017 e 2021; Percussion Friends 2017 no Conservatório de Amsterdão, FIP 2023, entre outros.
Dedicado ao desenvolvimento e expansão da percussão no Alentejo e Algarve, iniciou a sua carreira docente no ano 2003 iniciando posteriormente a classe de percussão em sete conservatórios e academias: Conservatório Regional do Alto Alentejo e Conservatório Regional do Baixo Alentejo – 2005; Academia de Música de Lagos e Conservatório de Portimão – 2006; Conservatório de Lagoa e Conservatório Regional de Vila Real de Santo António – 2007 e mais recentemente a classe de percussão do Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado.
Desde 2012, foi diretor artístico das 7 edições realizadas do Festival Internacional de Percussão de Portimão, do 1º e 2º FIPAC, das 6 edições do Festival Internacional de Percussão de Évora do 1º Festival de Percussão de Alcácer do Sal e das 3 edições do festival Dias da Percussão de Portimão.
Em Julho de 2017 lançou o seu primeiro CD, Vasco Ramalho – Essências de Marimba, Fados & Choros apresentando-se em publico cerca de meia centena de vezes em várias cidades de Norte a Sul do país com este projeto.
Desde Abril de 2012 que Vasco Ramalho é artista Adams, uma das mais conceituadas marcas de instrumentos de percussão a nível mundial, e desde 2019 das marcas Innovative Percussion, Zildjian e Remo. Atualmente é doutorando em Média Arte Digital na Universidade do Algarve/Universidade Aberta e professor Assistente convidado na Universidade de Évora onde leciona Percussão e Música de Câmara.
Em dezembro de 2023 foi agraciado com a medalha de Mérito Cultural da cidade de Reguengos de Monsaraz.